30 de Junho de 2021

Neste projeto, os estudantes devem aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em um projeto prático. Eles devem formar uma equipe para representar a UnB na competição Baja SAE. Nesta competição, os estudantes se envolvem em um caso real de projeto de veículo do tipo Baja, atuando na concepção, no projeto detalhado e na construção de um veículo a motor de combustão interna. Posteriormente, eles devem participar, ao menos de uma, das competições promovidas pelo Baja SAE Brasil.

O Projeto Final de curso ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um requisito curricular necessário para a obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Automotiva. Esta atividade é considerada como sendo um importante elemento articulador e integrador dos conhecimentos. Além disso, ela deve ser compatível com a sequência de disciplinas e com uma bibliografia dirigida e atualizada. Deve ser orientada em direção à integração da aprendizagem, tornando possível uma comparação complexa das diversas e diferentes linhas do pensamento, permitindo ao estudante estabelecer elos entre as diversas correntes e paradigmas da área da Engenharia. Além disso, o TCC visa aprimorar metodologias de pesquisa, por meio da análise e interpretação das informações pela lente científica e ética.

O Trabalho de Conclusão de Curso será desenvolvido nas disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso 1 e 2 e deverá culminar na produção de relatórios parcial e final (necessária a integralização de 163 créditos para cursar a disciplina TCC 1). Ao término de cada etapa, o trabalho deverá ser apresentado a uma banca examinadora, composta por professores da faculdade, incluindo o(s) professor(es) orientador(es), a qual fará uma arguição da equipe que executou o projeto. A nota final deverá levar em consideração a qualidade do trabalho de forma geral, avaliando aspectos tais como adequação da metodologia selecionada em função do problema ou projeto em questão, boas práticas de engenharia na execução do projeto, qualidade dos resultados, forma e qualidade dos relatórios, qualidade da apresentação do trabalho, desempenho durante a arguição, entre outros aspectos que forem relevantes em virtude das especificidades de cada caso.

Para matrícular em TCC1 ou TCC2 acessar o menu superior: Solicitações

O Estágio Supervisionado é atividade obrigatória no curso. Para alcançar a sua finalidade, associando o processo educativo à aprendizagem, o estágio precisa ser planejado, executado, acompanhado e avaliado dentro de normas de procedimentos específicos e bem definidos e também estar de acordo com os pressupostos que norteiam o projeto pedagógico do curso.O estágio curricular deverá ser realizado da seguinte forma: 

  • Possuir uma carga horária mínima prevista de 210 horas;
  • Para fins de integralização curricular, recomenda-se que o estágio seja realizado após a conclusão do sétimo semestre do curso;
  • O estudante não poderá cursar, simultaneamente ao estágio, mais que 8 créditos. É fortemente recomendado que o estudante se dedique exclusivamente ao estágio curriculardurante o período letivo;
  • O desempenho do estagiário será avaliado: (i) Por meio de um relatório de estágio, que deverá ser um relatório técnico e não de acompanhamento, elaborado pelo próprio esta- giário de acordo com orientações fornecidas por uma Coordenação de Estágio; (ii) pelo Supervisor Acadêmico, por meio do preenchimento de formulário próprio; (iii) pelo Su- pervisor Técnico por meio do acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo esta- giário e preenchimento de formulário próprio;
  • O estudante poderá requerer equivalência de atividade profissional que esteja exercendo na área de Engenharia com o estágio curricular, desde que este esteja apto a realizar oestágio.

Para solicitar a matrícula em Estágio Obrigatório deve acessar o link no menú superior: Solicitações.

Para Estágio não obrigatório acessar o link no menú superior: Solicitações.

 

O Programa Institucional de Iniciação Científica da UnB (ProIC-UnB) permite aos estudantes de graduação um primeiro contato com a pesquisa científica sob supervisão de um pesquisador. Para cada pesquisador participante, existe a possibilidade de até dois estudantes remunerados e mais dois voluntários. Os trabalhos são realizados em um período de 12 meses, e um artigo científico com o resumo da pesquisa é apresentado na forma de pôster. A iniciação científica está contemplada e devidamente regulamentada como sendo uma das possíveis atividades complementares do curso.

Para mais informações acesse a: http://proic.unb.br/

Entre as atividades complementares que formam parte do módulo livre nas disciplinas optativas do curso encontra-se a Monitoria. No inicio de cada semestre é publicado um edital com as orientações para se inscrever nesta atividade.

 

Por que ser monitor? Além de proporcionar experiencias relativas à docência oferece a oportunidade de crescer como profissional e como cidadão. Durante o semestre o monitor é capaz de enriquecer e fixar seus conhecimentos da disciplina que vai trabalhar. O crescimento como pessoa se dá quando, ao focar em ajudar os outros, o monitor ganha um senso de propósito, pertencimento, novas habilidades, novas conexões e, como tal, aumenta sua autoconfiança.

areas atuacaoO engenheiro automotivo possui formação profissional para atuar em todos os ramos e seguimentos do setor automotivo que envolvam a concepção, o projeto, a produção, a distribuição e o descarte de veículos. Além disso, o engenheiro automotivo pode atuar tanto em montadoras de veículos, como na indústria de autopeças, equipes de competição etc.

Preferencialmente, este profissional atuará nos seguintes seguimentos de mercado:

  • Engenharia e integração de sistemas automotivos;
  • Projeto e desenvolvimento de veículos e de suas partes;
  • Manutenção e serviços para veículos leves e pesados;
  • Manufatura e gestão da produção automotiva;
  • Comercialização e análise econômica de equipamentos e frotas;
  • Elaboração de laudos e perícia técnica.
  • Aplicação e fiscalização do cumprimento das normas do setor.
  • Desenvolvimento de soluções para problemas de mobilidade.

 

Em construção

 

28 de Fevereiro de 2019