Estratificação de carga de etanol em motores de ignição por faísca de injeção direta (TSI)
Objetivo do Projeto:
O projeto TSI foi aprovado na primeira chamada (01/2020) do eixo BIO: Bioenergia Eficiente Aplicada Ao Setor dos Transportes. O projeto em questão conta com um total de 03 ICTs (USP – ICT proponente, UnB – ICT associada e IPT - ICT associada) e 03 empresas parceiras sendo 01 montadora (Volkswagen) e 02 fornecedores (Bosch e AVL). O projeto em questão visa realizar Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para o aumento da eficiência de motores de combustão interna (TSI). O projeto tem por finalidade uma sólida Formação de Recursos Humanos na área de Engenharia Automotiva, além de proporcionar maior aproximação entre academia e indústria. O projeto pretende ainda atender a uma demanda crescente de montadoras ao desenvolver motores TSI mais eficientes que trabalhem em modo de carga estratificada. Com os resultados deste projeto, espera-se contribuir para o desenvolvimento de inovação industrial através de pesquisas científicas e tecnológicas e inovações, e para a formação de recursos humanos na área.
Coordenador (UnB):
Prof. Dr. Fábio Cordeiro de Lisboa
Rede de ICTs:
USP, UNB, IPT
Empresas parceiras:
BOSCH, AVL, VOLKSWAGEN