Parabéns a nossos professores que, em parceria com outros Institutos de Ciência e Tecnologia e empresas ligadas à Industria Automotiva, aprovaram seis projetos de pesquisa!  

  • DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA PROJETO, VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO DA FUNÇÃO CONTROLE ELETRÔNICO DE ESTABILIDADE: Esta proposta tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma nova metodologia para o projeto, verificação e validação da função controle eletrônico de estabilidade (ESC-SIM). Equipe: Dra. Suzana Moreira Ávila, Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira e Dr. André Murilo de Almeida Pinto.
  • SISTEMA DE SUSPENSÃO SEMI-ATIVA PARA CONTROLE AVANÇADO DE ESTABILIDADE (SUSP_EST): O principal objetivo é desenvolver um sistema de estabilidade avançado a partir da inclusão de uma barra estabilizadora ativa e amortecedor controlado eletronicamente considerando as particularidades das estradas brasileiras. Equipe: Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira, Dr. André Murilo de Almeida Pinto, Dr. Alessandro Borges de Sousa Oliveira e Eugênio Libório Feitosa Fortaleza.
  • ESTRATIFICAÇÃO DE CARGA DE ETANOL EM MOTORES DE IGNIÇÃO POR FAÍSCA DE INJEÇÃO DIRETA (TSI): O principal objetivo é verificar a utilização da injeção direta (no modo estratificado), em motores flex, buscando obter um significativo aumento de eficiência energética. Ao final deste projeto, espera-se que as inovações advindas com este projeto possam ser incorporadas em novas versões de motores TSI 1.0 de mais baixo custo. Equipe: Dr. Fábio Cordeiro de Lisboa, Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira, Dr. André Murilo de Almeida Pinto.
  • VHF-URBANO: DESENVOLVIMENTO DE UM VEÍCULO URBANO LEVE HÍBRIDO-FLEX: O principal objetivo é projetar e construir um VHF-Urbano leve com alta eficiência energética e baixo custo que atenda as especificações estabelecidas para o sistema de propulsão com topologia série contendo um chassi especialmente projetado visando garantir a proteção dos ocupantes nos casos de impacto frontal. Equipe: Dr. Alessandro Borges de Sousa Oliveira, Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira, Dr. Rudi Henri van Els.
  • DESENVOLVIMENTO DE MOTOR A BIOGÁS DE ALTA EFICIÊNCIA PARA VEÍCULOS DE TRANSPORTE DE CARGA (BIOGÁS): O projeto visa o desenvolvimento de um protótipo de motor movido a biogás e dedicado para uso em veículos de carga. Coordenadora: Profa. Dra. Sandra Maria da Luz
  • PROJETO E DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE FUNÇÕES DE SEGURANÇA ASSISTIDA AO CONDUTOR E AMBIENTE PARA VEÍCULOS AUTÔNOMOS (SEGURAUTO): O projeto SegurAuto visa desenvolver Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de Sistemas de Segurança Veicular. O projeto pretende desenvolver funções de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), além de proporcionar o desenvolvimento de ambiente para condução autônoma, sendo potencialmente aplicadas em veículos de passeio e comerciais. Coordenador (UnB): Prof. Dr. Evandro Leonardo Silva Teixeira

Para saber mais acesse o menu: Projetos de Pesquisa no site